Terceirização de Serviços

Qual Vantagem de Trocar Funcionário por Terceirizado

Trocar o funcionário orgânico por terceirizado faz parte dos processos de terceirização de mão de obra numa empresa, instituição pública e condomínios.

 

Essa possibilidade no mercado de trabalho atual e nos planejamentos das empresas tem gerado dúvidas e sendo muito debatida nos últimos tempos.

 

Em certos casos, gera dúvidas entre empresários e entidades de representação dos trabalhadores na busca de equilibrar as relações de trabalho e os respeito aos direitos e deveres de ambas as partes.

 

Para reduzir custos, muitas empresas procuram por terceirizar as atividades da empresa permitindo flexibilidade e gerar mais eficiência em diferentes áreas laborais.

Neste artigo falaremos mais sobre esse tema como forma de ampliar os conhecimentos nessa área.

 

 

Trocando o funcionário orgânico por terceirizado

 

O trabalhador orgânico se refere ao profissional contratado diretamente pela empresa contratante para trabalhar em determinado posto de trabalho.

A empresa é diretamente responsável pela sua contratação, pagamento de salários e de demais direitos junto ao empregado.

 

Enquanto que o terceirizado é inserido na empresa através de um contrato firmado com outra empresa terceirizada que ao assumir a execução de serviços na empresa contratante cede grande parte do quadro de funcionários a serem alocados em cada departamento e setor.

 

 

 

Os desafios

 

O processo de terceirização pode ser desafiante, principalmente, em empresas e condomínios mais tradicionais que sempre tiveram seus funcionários e ainda mantêm funcionários antigos em seu quadro de recursos humanos.

 

Porém, terceirizar depende da decisão de gestão considerando o custo, as condições de contrato e comparando os custos e despesas de uma contratação direta com a contratação de mão de obra terceirizada.

 

Todos os fatores devem ser levados em consideração, principalmente, no cálculo do investimento financeiro e nos impactos positivos que cada tipo de contratação pode gerar para a organização e empresa.

 

 

A economia

 

A decidir trocar funcionário orgânico por terceirizado, na maioria dos casos, essa decisão visa a economia dos custos gerenciais e de recursos humanos.

 

Visa gerar redução de receitas através da solicitação de serviço de terceirização cujo contrato, além da recepção de mão de obra externa, abrange na contratação de uma empresa que oferece conhecimento e prestação de serviços com a inclusão de funcionários para realizar os serviços necessários para a corporação.

 

 

O que é terceirização do trabalho?

 

Nesse processo temos, automaticamente, a terceirização do trabalho, pelo qual a empresa contratante contrata outra empresa para realizar determinado serviço com uma equipe mais especializada de funcionários.

Dessa forma, a empresa não precisa contratar funcionários diretamente e nem individualmente.

 

Quando uma empresa contrata uma empresa terceirizada, temos uma relação comercial e jurídica empresa para empresa ou business to business (B2B).

 

 

 

 

Isso isenta a empresa contratante de selecionar profissionais, registrar contratos de trabalho e se responsabilizar por todos os pagamentos e responsabilidades.

 

Porém, as responsabilidades da empresa terceirizada devem obedecer às CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Com esse entendimento, a empresa contratante quando terceiriza outra deve obedecer também os direitos garantidos pela legislação trabalhista, pois em caso de processo o trabalhador poderá reclamar das duas ou mais empresas envolvidas.

 

 

O contrato

 

Mesmo sendo contratado através de uma empresa terceirizada, o funcionário possui vínculo trabalhista formal com a empresa prestadora de serviços e não, diretamente, com a empresa que está terceirizando parte do trabalho da corporação.

 

 

Exemplos

 

As empresas contratantes podem contratar terceirizadas para prestar serviços em diferentes áreas laborais, organizacionais e técnicas.

Existem empresas que prestam serviços na área administrativa, de informática, organização jurídica, entre outros aspectos que impactam na gestão.

 

Um dos setores mais terceirizados é o de atendimento incluindo o de telemarketing, recepção, registro de visitantes, segurança e até mesmo atendimento ao cliente.

 

 

O exemplo mais comum

 

Quando falamos em trocar o funcionário orgânico por terceirizado, um dos exemplos mais comum ocorre em portarias, segurança e realização de limpeza e faxina em edifícios, escritórios e fábricas.

 

No caso de faxinas e segurança, as empresas contratadas enviam seus profissionais treinados e capacitados para realizar esses serviços no local da empresa contratante obedecendo os critérios de qualidade e os serviços previstos no contrato.

 

Os funcionários enviados são pagos e mantidos pelas empresas terceirizadas que são pagas, contratualmente, pelas empresas contratantes.

 

 

Vantagens da terceirização

 

Como já ressaltamos no início deste artigo, a grande vantagem para a empresa contratante é a redução dos custos operacionais com a mão de obra.

 

Pois, quando a empresa decide contratar um funcionário diretamente deve pagar, mensalmente, o seu salário, e demais direitos trabalhistas como vale-transporte, vale-alimentação, INSS, férias e outros previsto pela lei.

 

Quando a empresa decide terceirizar, esses compromissos são assumidos pela empresa terceirizada, a partir daí o único custo do contratante dos serviços é uma taxa mensal que deve ser paga em favor da empresa terceirizada.

 

Dessa forma, a terceirizada é remunerada pelo conjunto de serviços que presta, arcando com as responsabilidades, capacitação e pagamento dos trabalhadores.

Assim, a empresa contratante não precisa arcar diretamente com o pagamento dos salários e com o pagamento dos demais encargos trabalhistas.

 

 

Desvantagens da terceirização

 

A terceirização pode gerar grandes desvantagens como a perdão de padronização do pessoal relacionado com identificação da cultura organizacional da empresa.

 

Muitas vezes, a empresa contratante não pode exigir mais do trabalhador, nem solicitar horas extras sem antes planejar com a empresa terceirizada.

 

Há também a especialização do serviço, se a terceirizada envia um eletricista para consertar o elevador, ele somente pode consertar o elevador e não poderá ser alocado em cima da hora para consertar portões e campainhas do edifício.

 

 

Necessidade

 

A empresa contratante deve dimensionar se, de fato, precisa terceirizar a mão de obra a ser alocada em suas principais funções.

 

Mesmo havendo redução de custos, os contratos possuem prazos, validades, condições e multas rescisórias não permitindo rescindir sempre que quiser sem pagar pelas taxas.

 

Em muitos casos, a terceirização deve ser aplicada para melhorar a qualidade do serviço interno e produtivo em determinadas áreas carentes de solução na corporação.

 

 

Conclusão

 

Portanto, a empresa deve conhecer a empresa que irá oferecer os serviços terceirizados, as condições de contrato e os respeitos às condições estabelecidas.

Author

Equipe DL GREEN

Deseja terceirizar serviços?

Solicite Orçamento